Bolsas de pirarucu

Pirarucu, um couro na moda

Difícil saber qual é o mais lindo, se são as bolsas, os sapatos em couro de pirarucu ou se é a história por trás do curtimento do Pirarucu.

O pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo, podendo a chegar até 3 metros de comprimento e pesar 250kg - um dos símbolos da Amazônia que quase chegou a extinção. A pesca no passado chegou a ser tanta que reduziu a população dos peixes, sendo necessária a proibição por um bom tempo.   

No entanto, ao contrário de que todos pensam, o uso do couro de pirarucu ajudou a salvar da extinção a espécie. Com o programa de aprendizado e compartilhamento do conhecimento sobre o valor gerado com a retirada correta do couro do peixe, com a conscientização e o trabalho desenvolvido junto com as comunidades ribeirinhas e pesqueiras, o couro de pirarucu recebeu o selo de couro sustentável.

Pirarucu na moda
Esse projeto que passou o conhecimento a todos envolvidos com a pesca, veio de um dos curtumes responsáveis pele disseminação do uso do couro de Pirarucu, Nova Kaeru, que desenvolveu esse trabalho, sendo reconhecido internacionalmente, vencedor de vários prêmios importantes, entre eles na Première Vision Paris em 2017 e outro em Hong Kong na maior feira mundial do segmento em couros.

 Com esse projeto de conscientização das pessoas envolvidas na pesca do pirarucu, o peixe deixou de correr risco de extinção, já que toda a população entendeu os benefícios de uma pesca consciente e as riquezas geradas com o aproveitamento dos subprodutos e da sua carne.

 O desenvolvimento da criação do peixe e o manejo adequado para a esfola (retirado do couro), preservando o couro do peixe, transformou a vida de toda população ribeirinha, pois gerou mais benefícios para a comunidade, que antes só vivia da pesca. O couro parou de ser um rejeito e virou mais uma fonte de renda. 

 Além do reconhecimento internacional e o selo de couro sustentável, outra realização desse curtume, Nova Kaeru, que não é o pioneiro no uso desse couro de pirarucu, o uso de uma técnica menos poluente e mais natural, com menos produtos químicos para sua conservaçãono curtimento do pirarucu, temos um couro mais orgânico, podendo entrar em decomposição naturalmente e com menos danos ao meio ambiente.

 Com essa iniciativa, o uso do couro de pirarucu mostra como a moda sustentável e o desenvolvimento econômico de uma comunidade podem caminhar juntos,  ser benéficos e que o uso do couro não precisa ser um vilão às espécies de animais. Ter a conscientização de que o correto é o couro ser um subproduto da cadeia alimentar, que pode ser aproveitado e gerar riqueza para aqueles que possuem o conhecimento de manejá-lo corretamente.

 Espécies podem ser salvas se tudo for organizado com respeito ao ecossistemas, assim todos ganham, desde os animais até as pessoas que vivem entorno desse mercado, mas de uma maneira exploratória.

 São com essas informações e reconhecimentos que as marcas precisam buscar suas parcerias e seus fornecedores, pois é assim que mostra sua verdadeira identidade e preocupação com meio ambiente, para fazer diferença no mundo que estamos, nada melhor que ter uma cadeia sustentável para o desenvolvimento de produto. Isso fará a diferença em um futuro melhor, conscientizar o cliente e consumidores, valorizar e ter sempre por perto fornecedores e mão de obra que trabalhem corretamente, com essa cultura de uma cadeia sustentável que não ofereça danos ao meio ambiente e às pessoas envolvidas também se enriqueçam.  

Voltar para o blog