Sapatos de luxo

Sapatos de luxo ou todo produto de luxo

Para escrever sobre o assunto sempre faço pesquisa, leio vários artigos sobre assunto e é claro volto aos livros que usei na formação acadêmica, pós, MBA e cursos de estação. Livros sobre a história dos calçados, origem, como fazer um sapato, também livro dos sapatos premiados, sim há calçados ou melhor há estilistas que são premiados por suas criações ou inovações tanto no design quanto no desenvolvimento do calçado.Sapatos masculino Mas o assunto que venho abordar hoje é sobre sapatos de luxo, saltos altos femininos de luxou ou sapato masculino de luxo, pelo que estou pesquisando, esse termo só é usa para comprar sapatos que já são de marcas consideradas de luxo, não tem nenhuma explicação exatamente de como considerar um sapato de luxo, não é como as bolsas, não tem “ItShoes” para exemplificar.
Então esse artigo hoje será totalmente encima do meu conhecimento e títulos que que recebi nas instituições de ensino que me formei, que me reconhecem como uma Especialista do assunto na área que atuo. Será escrito dessa maneira, uma conversa direta com você que está lendo, pois se tiver qualquer coisa para me dizer, estou aberta a receber mensagens e depois escrever um novo artigo menos pessoal.
Vários fatores são importantes para que os produtos sejam considerados de luxo, por trás desse mercado tem toda uma engenharia para uma marca ser de luxo e para fazer produtos de luxo. Dificilmente uma marca popular se torna uma marca de luxo, mas ela pode sim fazer um produto de luxo, mas uma marca de luxo pode deixar de ser rapidamente de luxo e se tornar uma marca popular.
Para conseguir começar a explicar o que poderia ser considerado um sapato de luxo ou qualquer produto, pôde-se dizer que uma das primeiras características seria a Escassez; quanto mais difícil a disponibilidade de encontrar um produto mais valioso ele se torna. Mas não adiante ser exclusivo se não tiver qualidade, então segundo fator tão importe, talvez esteja na mesma posição de primeiro lugar; a Qualidade; para ser um produto de luxo, ele precisa ter alta qualidade, não podemos esquecer que estamos falando de estilo de luxo e não sobre outro mercado, sim um produto de extremo luxo ele tem uma qualidade impecável, isso vai desde a matéria prima utilizada, a mão de obra (pessoa que confeccionou) o design e ao Designer (ou estilista) a qualidade precisa estar presente em todos os envolvidos, pois não adiantar ter um design incrível mas que seja mal acabado. Produto de moda de luxo tem que ser impecavelmente bem acabado, então vamos para o próximo item, o que torna um produto ser de luxo; o Acabamento; acabamento nada mais é o fato de não saber identificar onde está o início e o fim daquele produto, olhar para a costura e ver que está alinhada perfeitamente, as vezes o pesponto é para ser invisível, as vezes o ele é o principal da peça, mas mesmo assim perfeito, extremamente bem feito. Fica difícil dizer qual a ordem, e qual o fator mais importante, porquê todos são, mais um ponto de extrema importância em um produto de luxo é a Produção; a maneira como é produzido o calçado ou qualquer produto no mercado de luxo é um dos principais fatores que diferencia do resto dos mercados, por isso que pôde-se dizer que uma marca popular pode fazer um produto de luxo, porquê ela vai usar os meios de produção de luxo para desenvolver um produto, pois a produção de luxo não é em série ela faz poucos’ as vezes peças únicas, mesmo com uma a produção em “escala” nem sempre permite que os sapatos fiquem iguais, pois o feito a mão, (Handmade, Fatto a Mano, Fait Man) é o que faz toda diferença. Por mais que seja a mesma pessoa fazendo o mesmo sapato nunca um pé será igual ao outro, segue um padrão, mas como cada pessoa é única e o momento não pode se repetir, cada calçado se torna único.
Salto alto
Sobre matérias primas claro que existem produtos nobres, a nobreza da matéria prima entra em algumas características ditas sobre o produto de luxo, como por exemplo a escassez, mas como estamos falando de luxo e em 2020, matéria prima é o menos importante, porquê podemos ter um produto 100% de plástico reciclagem e ser de luxo, e um outro 100% ouro e ser popular, pois se não segue nenhuma das diretrizes da produção de luxo é apenas um produto de material nobre. O mesmo acontece com o preço, o valor monetário não significa luxo, significa apenas cara ou barato.
O luxo nas coisas é o que se pode chamar de subjetivo mas ele sempre será qualitativo, pôquer quando se torna quantitativo ele perder seu status de luxo.
Voltar para o blog